OPERACIONALIZAÇÃO DO DESMONTE: ANÁLISE DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS A PARTIR DO RELATÓRIO FINAL DO GABINETE DE TRANSIÇÃO GOVERNAMENTAL 2022
Num contexto de crise da democracia liberal, o desmantelamento de polí-ticas públicas tem sido apontado como uma das estratégias de governos populis-tas autoritários para reorganizar e reorientar a administração pública (Bauer et al. 2021; Cid, Domingues e de Paula 2022; Lima e Bezerra 2022). Nesse cenário, o objetivo deste capítulo é apresentar um panorama da estratégia de desmonte das políticas públicas federais no período 2019-2022 no Brasil. Para isso, analisamos os elementos do desenho das políticas sociais e econômicas deste período com vistas a detectar as mudanças promovidas, seu sentido e possíveis consequências para a robustez das políticas. Desse modo, será possível identificar as táticas utili-zadas para operacionalizar o desmonte realizado naquele período.
Roberta Cardoso Piedras; LIMA, L. L. . OPERACIONALIZAÇÃO DO DESMONTE: ANÁLISE DAS MUDANÇAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS A PARTIR DO RELATÓRIO FINAL DO GABINETE DE TRANSIÇÃO GOVERNAMENTAL 2022. In: Carlos Aurélio Pimenta de Faria; Luciana Leite Lima;. (Org.). As políticas públicas do governo Bolsonaro : desmonte, resiliência e refundação.. 1ed.: , 2024, v. , p. 1-291.